Coordenador : Bruno Soares Moreira Cesar Borba
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389363.2199.367849.17022023
Departamento/Setor: TEE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público alvo são alunos de escola do ensino médio das turmas do 3o e 2o ano, que provavelmente irão prestar o Enem nos próximos anos, alunos de quaisquer Engenharias desde o primeiro até o último período e cidadãos de Niterói.
Local de atuação: Colégios, universidades, cursos e eventos envolvidos e/ou remoto, a depender da situação epidemiológica
Objetivo
Este projeto tem como objetivo disseminar o conhecimento adquirido pela equipe Faraday E-Racing, a partir de seminários e apresentações, em escolas de ensino médio, Universidades e eventos na cidade de Niterói. O foco é construir o diálogo entre a Universidade e a sociedade com a finalidade de torná-los atores ativos acerca das questões envolvendo mobilidade elétrica. Ao nos conectar com a comunidade, através de seminários, apresentações e eventos será construída uma interação dialógica entre os participantes, elucidando atividades feitas pela equipe Faraday E-Racing, e gerando interesse sobre o tema de mobilidade elétrica pelos alunos. Este pontapé inicial de disseminação de conhecimento poderá permitir uma transformação social, com alunos possuindo maior entendimento dos impactos e barreiras para maior penetração de veículos elétricos, e estimulando o interesse por uma área em amplo crescimento. Por fim, esse projeto objetiva impactar não apenas a formação dos estudantes, como os próprios membros da equipe Faraday E-Rancing. A interação dialógica no processo, a partir de discussões e debates que naturalmente ocorrerão nos eventos, permitirão o desenvolvimento cognitivo dos membros da equipe, assim como maior senso de engajamento social, formando profissionais mais bem qualificados pela Universidade.
Resumo
Esta proposta tem como foco principal a difusão e passagem de informações adquiridas pelos membros da equipe Faraday E-Racing da UFF através de apresentações, seminários e minicursos, usando como base os conhecimentos adquiridos por integrantes do projeto. A equipe é composta por diversos alunos de graduação de diferentes cursos da UFF e coordenada pelo professor Bruno Borba, professor associado do curso de engenharia elétrica (TEE-UFF), e, anualmente, participa de competições estudantis com a apresentação de um protótipo de um carro elétrico de corrida projetado e fabricado pelos alunos. Neste sentido, o objetivo principal desta proposta é expandir, divulgar e fomentar o interesse em prováveis futuros alunos do ensino superior na área de exatas através de apresentações das atividades desenvolvidas pelos membros da equipe. Outro objetivo deste projeto é a disseminação dos conhecimentos da equipe Faraday E-Racing para Universidades que ainda não possuem equipe de competição para a Fórmula SAE - Elétrico. Com o propósito de incentivar essas faculdades para entrarem no mundo do automobilismo elétrico, assim, compartilhando com alunos de diversas engenharias como que a equipe se consolidou na UFF e por quais transtornos passaram até chegarem onde estão hoje. Por fim, o projeto também tem como finalidade também apresentar a Faraday E-Racing para cidade de Niterói, levando a equipe para eventos municipais para que o povo Niteroiense saiba um pouco mais sobre a equipe e o que é feito dentro da UFF.